Qual é a importância das personas e como criar a sua?

Created with Sketch.

Qual é a importância das personas e como criar a sua?

personas

Quem já tem vivência no mundo do marketing com certeza já ouviu falar muito sobre persona. Mas, para quem está chegando agora de cabeça, fica a dúvida: o que é a persona? Para que ela serve? Como eu posso criar uma?

A persona é teoricamente o seu cliente ideal. Isso significa que ela tem as principais características e comportamentos dos seus compradores. Por exemplo: Ana tem 30 anos, é publicitária, ganha uma média de 4 a 6 mil reais por mês, mora em São Paulo e gosta de consumir conteúdo sobre moda nas redes sociais. Ela não tem filhos, e gosta muito de viajar e conhecer lugares novos.

Criar uma persona é importante porque assim você conhece melhor o seu público e sabe o que eles gostam de acompanhar. Dessa forma, fica mais fácil de produzir conteúdo que gere engajamento. Quanto mais informações você tiver, com base em dados reais de pesquisas, mais você vai acertar nas suas estratégias de marketing.

Persona é o mesmo que público-alvo?

Na verdade não, mas elas são muito parecidas. A grande diferença é que o público-alvo é um pouco mais objetivo, apenas com as informações básicas e mais precisas do público da empresa no geral.

A persona é algo bem mais humanizado, é comum incluir o nome e até mesmo a foto de cada um que responde a pesquisa, o que torna os resultados dela muito mais humanos.

Qual é a grande importância da persona?

Quando você tem sua persona, fica muito mais fácil definir estratégias de marketing para sua marca. Afinal, é muito importante falar com as pessoas certas quando você produz conteúdo.

E saber quem é sua persona ajuda muito até mesmo na hora da produção de conteúdo, porque você vai saber exatamente do que seu público precisa e o que ele quer ouvir. E então vai ter mais noção de qual linguagem usar em cada rede social para que tenha uma alta taxa de engajamento entre os seguidores.

Como eu posso criar uma persona?

A persona é feita com base em dados sólidos e super precisos. Para chegar a esses dados, é preciso bolar uma pesquisa, que pode ser um Google Forms mesmo, que é gratuito. Assim, você cria um formulário bem preciso e confiável para enviar aos seus seguidores. É legal também colocar um prazo para que essas perguntas sejam respondidas.

É possível até criar mais de uma persona, mas tome muito cuidado com isso, porque a máxima que diz “menos é mais” vale muito nesse caso. Com várias personas, você pode perder o foco na sua produção de conteúdo e corre o risco de virar uma “salada” de personas, de informações, de linguagem e também de conteúdo.

Então, se você já entendeu e quer criar sua persona, anote as seguintes perguntas e monte seu formulário: nome, idade, profissão, escolaridade, renda média. Tem filhos? Mora sozinho? Qual o estado civil? Quais são seus maiores objetivos, sonhos e medos? Que tipo de assunto é o seu preferido? Quais são as redes sociais que mais usa e quem são os principais influenciadores que ela segue?

Além dessas perguntas, você pode desenvolver outras com base nelas, com base também no que você já acompanha e nota nas suas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.