Por que ser um influenciador?

Created with Sketch.

Por que ser um influenciador?

influenciador tirando selfie

Se você perguntar para qualquer jovem que esteja na faixa dos seus 16 anos o que ele quer fazer da vida, provavelmente você pode ouvir que ele quer ser influenciador digital. Sim, isso é uma profissão e ela está super em alta. Mas como funciona e como você pode se tornar um influenciador?

Um influenciador digital nada mais é do que uma pessoa que trabalha por meio do seu perfil em uma ou várias redes sociais. Eles publicam conteúdo nessas redes para públicos distintos falando sobre assuntos variados. Quanto mais seguidores eles têm, maior seu prestígio e principalmente engajamento. Isso é algo muito importante entre os usuários das redes, que afirmam ter comprado alguns produtos após vê-lo em algum perfil de um influenciador digital.

Como começar?

A maioria das pessoas julga fácil uma carreira de influenciador, sem saber que por trás de todos os seguidores e parcerias há um trabalho duro, muita dedicação e também muito estudo. O influenciador precisa ser especialista no tema que será o nicho dele, não importa se for moda, games, gastronomia ou tecnologia. E além de especialista, ele precisa ter uma linguagem legal, que atraia o público-alvo dele e que seja sempre espontânea.

Primeiro você deve ficar conhecido aos poucos, como no lugar onde você estuda ou trabalha, entre seus amigos, os amigos deles, dentro do seu bairro, na sua cidade e por aí vai. Na hora de escolher as redes sociais que você vai usar, preste atenção em onde o público que consome seu principal tema está. Afinal, não adianta muito falar sobre games e gastronomia no LinkedIn por exemplo, pois é uma rede mais corporativa e focada no trabalho.

Não se esqueça de se manter ativo nas redes. Isso inclui sempre responder os comentários nas suas publicações, as reações e respostas aos seus seguidores que respondem seus stories. E até mesmo reagir aos stories deles, isso é muito importante. No começo, você deve publicar bastante em grupos, para ganhar notoriedade.

Cuidado com as primeiras impressões

Quando você tomar a decisão de que quer mesmo se tornar um influenciador digital, você precisa tirar alguns pensamentos da cabeça. São eles:

“Quero ser influenciador para ficar famoso”: tudo bem querer ser famoso, não há nada de errado nisso. Só que não significa que sendo influenciador você se tornará famoso da noite pro dia, na verdade existe um caminho que é bem longo até chegar ao reconhecimento. O foco e o planejamento são chaves para chegar lá.

“Quero ser influenciador para trabalhar na hora e no lugar que eu quiser”: existe um pré-conceito muito mal interpretado de que o influenciador digital trabalha pouco, em qualquer lugar do mundo e na hora que bem entende. A realidade é bem diferente dessa, já que muitos influenciadores trabalham muito mais de 10 horas por dia, especialmente no início da carreira, quando ainda não podem pagar por uma equipe. E esse trabalho inclui produção de conteúdo em texto, em vídeo, edições, reuniões.

Claro que pode ser recompensador trabalhar em qualquer lugar, mas esse não deve ser o motivo único e exclusivo para querer se tornar um influenciador digital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.