O que é um guia de estilo?

Created with Sketch.

O que é um guia de estilo?

guia de estilo

Cada empresa, cada marca, e até mesmo cada pessoa, possui seu estilo próprio. Ter um guia de estilo é essencial para manter o estilo das redes sociais caso outra pessoa precise criar conteúdo para esse perfil.

Além disso, o guia de estilo é uma ótima forma de apresentar e promover a empresa ou o perfil de um influenciador para outras empresas, como marcas. É dessa maneira que se pode começar a construir a marca. A maior parte das empresas sérias possuem e usam com frequência o guia de estilo.

O guia de estilo é tudo quando se fala de gerar autoridade e ser lembrado na internet. Muitas vezes, lembramos de algumas marcas ou alguns perfis por lembrar das cores que costumam ser usadas, ou das fontes.

O que um guia de estilo precisa ter?

Para orientar quem vai fazer as artes, o guia de estilo precisa ter o nome de todas as fontes que podem ser usadas, paletas de cores, logotipos, uma orientação de escrita, para ajudar quem for fazer o conteúdo de texto.

Além disso, também é bom ter os modelos de site, anúncios, banners, cartões de visita, artes das redes sociais e tudo que for interessante da parte gráfica, incluindo o tamanho das medidas de cada uma das artes.

Todos esses detalhes são o que fazem verdadeiramente a diferença no estilo da comunicação desses tipos de perfis, pois mantém os padrões de qualidade da marca. E são detalhes presentes no guia de estilo que diferem um blog amador de um mais profissional.

Como produzir um guia de estilo?

A primeira coisa que você deve fazer é definir sua persona. Ela é diferente do público alvo, que segmenta as pessoas que podem se interessar pelo conteúdo do seu blog por sexo, profissão, faixa etária, etc.

Mas como definir minha persona? Faça entrevistas de verdade com seus clientes ou seguidores mais fieis e engajados. Você precisa descobrir onde eles moram, o que eles fazem, do que precisam, quais são suas dores, entre muitas outras coisas, pode abrir a mente e usar sua criatividade de acordo com o perfil da sua marca.

Quanto mais você sabe sobre sua persona, mais conteúdo e soluções você pode oferecer.

Outra coisa muito importante de se levar em consideração no seu guia de estilo é definir a voz que aquele conteúdo tem. É dessa forma que você deixa o perfil com a cara da marca, ou do influenciador.

Importante: voz e tom são coisas diferentes. A voz será sempre a mesma, já que ela tem a cara da empresa e está totalmente ligada a ela. Já o tom, pode mudar dependendo da situação e também da pessoa com quem estiver falando.

Calendário editorial

Esse item não é obrigatório estar presente no guia de estilo, mas faz diferença ter um calendário editorial, pelo menos um modelo pronto. E como funciona isso? No calendário editorial, você organiza qual conteúdo vai ser postado, em que dia da semana, em qual rede social e em que horário.

Dessa forma, é possível estabelecer uma rotina de postagem de conteúdo, e você vai fazendo testes para encaixar os posts nos melhores horários, que geram mais resultado e engajamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.