Marketing digital começando do zero

Created with Sketch.

Marketing digital começando do zero

ícones marketing digital

O marketing digital é uma das áreas que mais cresce na internet, especialmente com o crescimento dos blogs e das redes sociais. Basicamente, ele funciona como o marketing tradicional. Mas com a diferença de ser no mundo da internet e voltado para o público que nela está presente. Nesse artigo explicaremos como começar do zero no marketing digital, que promete ser a profissão do futuro.

Sabemos que a grande maioria das pessoas passam uma grande parte do tempo delas usando a internet de alguma forma, seja por diversão ou para concluir tarefas. Nas redes sociais esse número é altíssimo e o tempo de uso também é frequente: só os brasileiros passam no mínimo 3 horas por dia navegando. Por esse motivo é extremamente importante existir uma estratégia de marketing digital, mesmo que seu negócio seja pequeno.

Defina seus objetivos

Nessa primeira etapa, você precisa sentar e pensar com calma em todos os objetivos, que sejam o mais claro possível, que você quer atingir com a sua estratégia de marketing digital. Geralmente, o primeiro e único objetivo pensado é “alavancar as vendas do meu negócio”. Mas talvez, em uma estratégia de marketing digital, funcione melhor se você especificar melhor os objetivos, como: atrair um público qualificado, engajar com os seus clientes atuais e os novos que chegarem, se tornar referência na sua área, e por aí vai.

Dentro desses objetivos, você pode afunilar ainda mais, colocando pequenas metas específicas como: aumentar a taxa de vendas em 10% até o final do mês, por exemplo.

Entenda seu público

Para saber o que oferecer, é preciso conhecer e principalmente entender quem é seu público. Saber do que gostam, do que não gostam, quais são seus hábitos e suas rotinas, do que ele precisa, o motivo pelo qual ele se interessa pelo produto da sua marca, e coisas assim.

Para isso, você pode fazer pesquisas por meio das redes sociais ou e-mail marketing, por exemplo. O mundo digital é ótimo para ficar cada vez mais perto dos seus clientes e principalmente ser acessível para eles. Nada pode incomodar ou até chatear mais um cliente do que uma marca inatingível.

Crie um conteúdo relevante

Depois que você separar seus objetivos e escolher os principais canais onde sua marca vai estar, é hora de começar a criar um conteúdo que seja relevante para o seu público. Além das redes sociais, é bem legal se sua marca tiver um site ou um blog, que pode estar dentro do website.

Um conteúdo de qualidade é fundamental para atrair os olhos do seu público para seu site e aumentar ainda mais as taxas de conversão e também o engajamento. Dessa forma o marketing digital tem tudo para dar certo na sua estratégia.

Analise os resultados

De tempos em tempos, vá analisando os resultados que você tem com suas ações e estratégias de marketing digital. Afinal, é dessa forma que você vai saber se tudo o que você fez, e continua fazendo, surte efeito na sua campanha. E assim você saberá quais atitudes deve tomar para direcionar ao caminho certo até seu objetivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.