Como fazer parcerias?

Created with Sketch.

Como fazer parcerias?

pessoas com quebra cabeça

Atualmente, é o sonho de grande parte dos usuários do Instagram se tornar influenciador digital. Eles são as figuras públicas de grande prestígio nessa rede social, que se destacaram por se tornar referência em algum determinado assunto. Uma boa parte deles ganha mais notoriedade fazendo parcerias, mas como você pode conseguir fazer parcerias com marcas?

O Instagram é a rede social perfeita para fazer parcerias. Com elas, é possível atrair novos seguidores organicamente, vender seus produtos, caso você use o Instagram para divulgar sua marca, levar seguidores até seu site ou blog, e também para aumentar seu engajamento e o número de seguidores!

A primeira coisa que você precisa saber é quem é o público-alvo da marca. Isso vale principalmente quando você é o influenciador a fazer parcerias, já que o público da marca tem que ser o mais próximo possível do seu público-alvo. Claro que o contrário também vale, se você for o dono da marca, precisa escolher influenciadores que tenham a ver com os valores da sua marca na hora de fechar uma parceria.

Na hora de fechar uma parceria, não importa de qual lado você está, se é influenciador ou se é marca, não se esqueça de que essa parceria deve ser benéfica para os dois lados, para que ambos ganhem mais engajamento, mais seguidores, entre outros.

Invista no TakeOver

O takeover nada mais é do que quando um influenciador “invade” a conta de uma marca. Dessa forma, o influenciador pode mostrar os produtos favoritos dessa marca, em um lugar além do seu perfil pessoal. Para isso, ele pode usar o Instagram Stories ou fazer uma live, que é ótima para interação instantânea, já que ele estará mostrando ao vivo.

O primeiro passo

No começo, é normal mesmo ter dificuldades para iniciar as parcerias. Saiba antes de tudo, que é preciso ter organização, planejamento e bastante paciência e persistência, porque é muito difícil conseguir fechar parcerias logo de primeira.

As parcerias começam com interação e engajamento no perfil das marcas que você acha legal e que combinam com você, caso você queira ser influenciador.

Se você tem uma marca e busca uma parceria, você pode fazer isso interagindo em perfis de influenciadores que você acha que combinam com os valores da marca. No início, talvez seja melhor buscar por influenciadores da sua região, que sejam mais fáceis de conseguir contato. E vale sim enviar amostras de produtos que você vende, assim pode ser que eles usem as redes para fazer essa divulgação dos famosos “recebidos do dia”.

 Tenha um briefing

É muito importante ter um briefing depois que você escolher com quem gostaria de fechar parcerias. Por mais que seja indispensável a espontaneidade do conteúdo publicado pelo influenciador, ainda assim a marca pode dar algumas orientações.

O briefing é tipo um roteiro, onde você pode escrever como gostaria que fossem as fotos, incluindo ângulos, luz, natural ou artificial, alguns dias e horários legais pra você. E que possam até mesmo ajudar nas fotos, e qualquer outra coisa que você ache que pode agregar positivamente no conteúdo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.