As métricas mais importantes das redes sociais

Created with Sketch.

As métricas mais importantes das redes sociais

Quais as métricas das redes sociais mais importantes

Se você trabalha com internet há um tempo deve saber que não tem como concluir que está fazendo um bom trabalho e bons conteúdos se não analisar as métricas das redes sociais.

Para melhorar cada vez mais é preciso estratégias e elas só podem ser elaboradas e colocadas em execução analisando dados. Neste texto você vai saber quais são esses dados, métricas, e por que são importantes para seu desempenho nas redes sociais.

Por que entender suas métricas

Antes de tudo, é importante entender por que as métricas das redes sociais são fundamentais para quem trabalha com essas mídias. Elas nada mais são do que relatórios de como o público está recebendo o conteúdo que você cria.

Ao analisar o andamento do perfil, fica muito mais simples e profissional entender o andamento do seu trabalho. Além disso, esses relatórios servem de para influenciadores digitais mostrarem para empresas o alcance do seu trabalho, um importante complemento ao seu portfólio e item necessário no seu mídia kit.

Alcance

O alcance representa a quantidade de pessoas que visualizaram seu post. Ele basicamente mede sua audiência e também ajuda você a contextualizar outras métricas das redes sociais. Veja como o alcance é medido nas principais redes sociais:

  • Facebook: no Facebook Insights, o alcance é dividido entre orgânico e pago. O orgânico é o número de pessoas que visualizam seus por meio de uma distribuição gratuita. O pago mostra o número de pessoas que viram suas publicações por meio de anúncios, posts patrocinados;
  • Instagram: bem parecido com o Facebook, o alcance do Instagram é o número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações e pode ser visto pelo Instagram Insights,
  • Youtube: O alcance no Youtube é uma visão geral das impressões, da CTR (taxa de cliques), visualizações e dos espectadores únicos.

Engajamento

Engajamento nada mais é do que a interação dos seus seguidores nas suas publicações. Ele abrange comentários, cliques, compartilhamentos e atualmente é uma das métricas que as empresas mais levam em conta na hora de trabalhar com um influenciador digital.

O like tem um peso bem considerável, enquanto o comentário tem um peso médio e o compartilhamento é o mais importante na medição do engajamento. Isso porque quer dizer que sua postagem é tão interessante ao ponto de se autopromover sozinha, fazendo com que os seguidores mostrem aos amigos.

Sentimento

Outra métrica bem importante é o tipo de interação que os seguidores têm nos seus posts. Isso quer dizer que, você pode receber muitos comentários mas qual é a qualidade desses comentários?

Procure saber se as reações que as pessoas estão tendo referente ao seu conteúdo são positivas ou negativas. Essa análise de sentimento ajudará você a saber se o que você publica está realmente agradando seu nicho, promovendo, assim, uma melhora constante.

Tráfego

O tráfego não é, exatamente, uma das métricas de redes sociais, mas é fundamental para quem tem um blog ou site. Por mais que a CTR (taxa de cliques) mostre o interesse dos seus seguidores, o tráfego é uma das métricas mais úteis para quem tem um site ou blog.

Por meio do Google Analytics calcular quantas pessoas visitaram o seu site ou blog é muito mais assertivo, então aposte nessa ferramenta e todas as outras que cada rede social proporciona.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.