Analise e entenda quem são seus concorrentes

Created with Sketch.

Analise e entenda quem são seus concorrentes

análise de concorrente

Se você pretende começar uma carreira nas redes sociais, seja como influenciador ou com uma página de um negócio próprio, é muito importante que você saiba analisar e entender quem são seus concorrentes.

É dessa forma que você vai poder ter noção do que precisa melhorar na sua própria estratégia. Com o erro dos seus concorrentes, você pode aprender muita coisa, especialmente para não os repetir.

Como você pode analisar?

Primeiro você deve analisar quem são seus concorrentes. Então listar os pontos fortes e também os pontos fracos deles, também conhecido como Análise SWOT, que em português é a análise FOFA. É dessa forma também que você vai saber onde estão as ameaças e também as oportunidades dos seus concorrentes.

Definir quem são seus concorrentes é uma maneira de segmentar mais profundamente e saber quais deles são mais “ameaçadores”. Pode até parecer uma coisa simples, mas acontece de algumas empresas, por exemplo, considerarem concorrentes outras empresas do mesmo nicho, mas em uma localidade muito mais distante.

Na dúvida, pense no seguinte: seu concorrente é aquele que busca atingir o mesmo público alvo que você. E nesse público, você deve considerar a idade, a média de salário e também a localização geográfica.

Defina as prioridades da sua estratégia

Depois de listar os pontos fortes e fracos que os seus concorrentes tem, e também os pontos fortes e fracos das estratégias que eles tomam, você deve começar a planejar sua própria estratégia, que você vai usar para alavancar seu próprio perfil ou o da sua empresa.

Tenha em mente que planejar essa estratégia pode levar um certo tempo, para garantir que nada dê errado. É preciso começar pelas partes que sejam mais fáceis, afinal de contas são elas que te darão resultados mais rápidos.

E também não se esqueça de que essa é uma ação que precisa ser feita com um certo período de tempo, e não apenas uma única vez. Até porque, com certeza os concorrentes vão trocar de estratégias de tempos em tempos, e você precisa saber o que pode funcionar ou não.

Ferramentas disponíveis

Na internet existem algumas opções de ferramentas que você pode usar e que podem ajudar na sua análise de concorrência. A mais comum e talvez a mais conhecida é o Google Alerts, que, como o próprio nome sugere, cria alertas no seu e-mail sobre informações importantes para a sua estratégia.

Também da família Google, o Trends te avisa dos conteúdos mais relevantes do momento em um segmento que você determina qual é.

Outro site que é uma ótima forma de analisar seus concorrentes, caso você seja dono de um negócio, é o Reclame Aqui. Nele você pode conferir o que os consumidores tem a dizer sobre a sua concorrência, e você pode aprender com os erros delas.

Por último, o Ubersuggest te mostra de onde vem o tráfego dos seus concorrentes. Com isso, você pode achar o que é relevante dentro dos termos deles.

O bom de todas essas ferramentas é que elas são gratuitas, o que ajuda muito se o dono do negócio está no início da sua carreira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.