10 dicas de fotografia para arrasar nas redes sociais

Created with Sketch.

10 dicas de fotografia para arrasar nas redes sociais

fotografo manuseando uma camera fotografica

Postar fotos nas redes sociais é uma das principais ações de todo mundo que usa mídias sociais como Pinterest, Instagram e Facebook. Sabemos que imagens podem atrair muito mais pessoas que um texto, por exemplo. Pensando nisso, preparamos 10 dicas de fotografia para suas fotos saírem maravilhosas. Vem com a gente.

1. Use a composição de grade

Esse recurso é bem simples e a maioria dos dispositivos mobile oferecem essa opção. É quando, na imagem a ser fotografada, estão duas linhas verticais e duas linhas horizontais. O segredo é posicionar o seu objeto principal onde duas dessas linhas se cruzam.

2. Aposte em fotos simétricas

As imagens simétricas tem um elemento visual bastante interessante. Para que funcione bem, é preciso olhar ao seu redor e encontrar a posição perfeita que faça com o que o click fique muito bem simétrico. Isso demonstra que a foto foi pensada, além de transparecer profissionalismo para seus seguidores.

3. Não use zoom

O zoom é um recurso que tira quase toda a qualidade da foto. Então, se você quiser uma foto de algo ou alguém que esteja a uma distância inalcançável, tire a foto sem o zoom e depois recorte a foto. Na hora de centralizar o objeto principal no processo de recorte, não se esqueça da regra dos terços (grades).

4. Fotografe na hora dourada

A hora doutara consiste em dois momentos ao longo do dia. Um acontece pouco após o nascer do sol, nos primeiros raios, e o outro é antes do anoitecer. As fotos tiradas neste momento possuem uma iluminação natural muito bonita e faz com que a imagem fique com um tom mágico.

5. Fuja do convencional

Todo mundo gosta de uma foto padronizada mas, às vezes, é preciso pegar a direção oposta e se arriscar mais. Portanto, ao invés de publicar uma foto sua de corpo inteiro com o mar atrás, por exemplo, por que não tirar uma foto sua em movimento, nadando ou jogando algo? Esse tipo de foto é diferente e divertida.

6. Seja engraçado

Como falamos na 5ª dicas de fotografia, ser engraçado é importante para conquistar as pessoas nas redes sociais com suas fotos.Então procure não se levar muito a sério e tire fotos divertidas ou com uma legenda engraçada. Até mesmo porque, segundo pesquisa da Sprout Social, 36% das pessoas tendem a realizar uma compra de uma marca se ela for engraçada nas redes sociais.

7. Tenha uma paleta de cores

Se você acha muito trabalhoso postar fotos com a mesma paleta de cores, nossa dica é postar fotos onde — individualmente — as cores combinem. Isso é importante para criar uma identidade visual, atrair mais likes e, consequentemente, aumentar seu número de seguidores.

8. Procure por reflexos

Aquele foto de um reflexo bonito dá um charme extra para o feed do seu Instagram ou a rede social da sua preferência. Vamos a um exemplo: se você quer mostrar para seus seguidores que você está em um metrô, ao invés de postar uma foto do interior do trem, que tal focar no reflexo das pessoas na janela, ou até mesmo das luzes do túnel?

9. Edite, mas tenha cuidado

Editar uma foto em um programa pode salvar qualquer imagem sem graça, mas é preciso medir bem essa ação para que a foto não fique artificial demais. O segredo aqui é utilizar a edição para deixar a foto mais parecida com a vida real, e não o contrário, afinal muitas vezes a lente não faz jus a pessoa ou cenário, não é mesmo?

10. Limpe suas lentes

Por último, mas não menos importante, está a limpeza das lentes da sua câmera. Seja de celular ou câmera profissional, muitas vezes uma pequena sujeira ou marca de dedos pode fazer com que sua foto fique desfocada. Esse problema pode ser facilmente resolvido com um pedaço de pano limpo e seco.

Gostou das nossas dicas de fotografia? Além de boas imagens, existem outros métodos para suas redes sociais e Instagram bombarem. Confira aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.